Não olhe para cima, olhe para todos os lados!

Compartilhe:

Pelo visto o filme “Não Olhe Para Cima” que estreou em Dezembro/21 ainda está dando o que falar.

Com um elenco repleto de estrelas como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Ron Morgan, Meryl Streep, Jonah Hill, Cate Blanchett, Tyler Perry, Ariana Grande, Scott Mescudi, Timothée Chalamet, Mark Rylance, Ron Perlman e até Chris Evans em uma ponta especial, o filme critica abertamente o negacionismo e a influência exagerada das redes sociais junto à opinião pública, numa sátira sobre o descaso das autoridades e da humanidade em relação à ciência.

Um alerta as variações climáticas e até comparações ao nosso atual governo. As referências e inspirações de Adam McKay para o filme foram dos Estados Unidos, mas é impossível assistir “Não Olhe Para Cima” e não fazer uma relação com o Brasil nesses últimos dois anos de pandemia. Analisar a postura do presidente, da mídia, da população brasileira como um todo. E a gente consegue se enxergar no filme como se ele fosse um espelho.

Descaso e consumismo não é algo atual. Convivemos com isso há anos. O que parece muito real para nós brasileiros, é o fato de um governante debochar e olhar para o próprio umbigo. Não olhe só para cima, olhe em sua volta! Aproveitem a sensibilidade dessa pandemia e reavaliem seu modo on de vida. Chuvas fortes destruindo cidades, e a ciência avisando, mas ninguém escuta há anos.

O filme ainda traz críticas à corrupção, nepotismo, ganância, machismo, a indústria do entretenimento, as celebridades e mostra como nós, mesmo com boas intenções, estamos sujeitos à sermos corrompidos. Toda cegueira da nossa sociedade está explícita no filme.

A arte imitando a vida?

De acordo com o ator Leonardo DiCaprio, “A ciência se tornou politizada. Há muitos fatos alternativos”.

Ironia e humor negro? Sim, temos do início ao fim!

“Não Olhe Para Cima” conta a história de Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence), dois astrônomos que fazem uma descoberta surpreendente de um cometa orbitando dentro do sistema solar que está em rota de colisão direta com a Terra. Com a ajuda do doutor Oglethorpe (Rob Morgan), Kate e Randall embarcam em um tour pela mídia que os leva ao escritório da Presidente Orlean (Meryl Streep) e de seu filho, Jason (Jonah Hill). Com apenas seis meses até o cometa fazer o impacto, gerenciar o ciclo de notícias de 24 horas e ganhar a atenção do público obcecado pelas mídias sociais antes que seja tarde demais se mostra chocantemente cômico.

A verdade é que nossas ações são responsáveis pelo possível fim desse planeta chama Terra.

Compartilhe: