Instagram deve permitir mudar ordem de posts para organizar o feed no seu perfil

Compartilhe:

Recurso ainda está em estágio inicial de desenvolvimento e não tem data para chegar aos usuários

O Instagram está desenvolvendo um recurso que permite aos usuários editar o feed e reordenar fotos e vídeos já publicados no perfil da rede social. A possibilidade de edição da grade, muito pedida por aqueles que se preocupam em manter um feed organizado, não alteraria a data de publicação de conteúdo, interferindo apenas na visualização.

Com a organização completa das publicações, os usuários poderão profissionalizar ainda mais a produção e dar destaque a assuntos temáticos conforme a época do ano ou se quiserem impressionar algum investidor, por exemplo.

Esta adição pode se somar a uma promessa do chefe do Instagram, Adam Mosseri, de liberar uma opção de fixar posts no topo de perfis. Isso possibilitaria ao usuário selecionar determinadas publicações mais estratégicas para serem exibidas no topo da grade, como ocorre com os “pinned posts” do TikTok.

Apesar da novidade, o Instagram não fez qualquer anúncio oficial, mas o recurso foi detectado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, conhecido por antecipar novidades do Instagram. Ele encontrou telas de acesso à função vasculhando o código fonte do aplicativo. Um porta-voz da Meta afirmou que o recurso “é um protótipo interno ainda em desenvolvimento e não está sendo testado externamente”.

Paluzzi publicou as capturas de tela no Twitter. Observando a publicação, é possível identificar como a ferramenta deve funcionar quando for lançada. A primeira imagem mostra que o menu de edição do perfil poderá ter uma nova opção chamada “Editar Grade”. O botão dá acesso ao recurso para reorganizar o feed.

O ajuste parece ser no estilo arrastar e soltar: você escolhe qual post será realocado e substitui a posição por outra. Dessa forma, você poderá deixar o feed do perfil mais harmônico, com base em uma paleta de cores, roupas ou atividades específicas, mesmo que as publicações tenham anos de diferença entre si.

A ideia do Instagram para 2022 parece ser colocar ordem na casa e definir prioridades para o novo ano. Com a adição do Reels, iniciou-se a era de fortalecimento dos vídeos, que já vinha em alta graças aos stories, mas deixou as fotos do feed meio de lado.

Não está claro quando a novidade será lançada, nem sequer se algum dia ela chegará para os usuários, porém é provável que haja mais novidades nos próximos meses. Por ser uma adição clamada há muitos anos, pode ser que o Instagram resolva fazer esse agrado e traga a reorganização mais rápido do que se imagina.

Compartilhe: